Cerrado Sprint 2023

O quê
Sprint
Eventos
Quando
Onde

Tribunal Superior Eleitoral, Brasília

A comunidade PloneGov-BR realizará a edição 2023 do Cerrado Sprint entre os dias 26 e 28 de Junho nas dependências do Tribunal Superior Eleitoral em Brasília, DF.

O que é o Cerrado Sprint

A comunidade Plone tem longo histórico de realização de sprints para o desenvolvimento de novas funcionalidades, resolução de problemas, escrita de documentação e também planejamento do futuro da comunidade e do próprio software. Esses sprints podem ser presenciais, onlines ou híbridos, mas em cada um deles, independentemente do formato, existe a cultura do compartilhamento de conhecimento entre os participantes.

A comunidade PloneGov-BR já organizou três edições de grandes sprints no Brasil:

  • 2012: Com foco na tradução do Plone, o sprint contou com mais de 10 participantes durante o Plone Symposium South America
  • 2013: Realizado em João Pessoa, PB, após a Plone Conference, o sprint teve mais de 20 participantes de diversas partes do mundo.
  • 2022: Foco no desenvolvimento do site plone.org.br

E o Caipirinha Sprint?

Após ouvir os colegas da comunidade, decidimos que o nome Cerrado Sprint melhor representa essa edição, além de valorizar a região em que o sprint será realizado!

Objetivo do Sprint

Esta edição será dedicada ao desenvolvimento da primeira versão do Portal Brasil, uma iniciativa PloneGov-BR que busca ser a evolução dos atuais Portal Modelo (Interlegis) e Portal Padrão.

O Portal Brasil será desenvolvido em Plone 6, utilizando o frontend Volto, e inicialmente terá suporte aos seguintes casos de uso:

  • Legislativo: Casa legislativa
  • Executivo: Cidades e Órgãos
  • Educação: Universidades e Institutos

Quem pode participar

A participação é aberta a todas as pessoas que queiram contribuir com a initiciativa. Esperamos contar com profissionais com os seguintes perfis:

  • Gestores de conteúdo: Criação de conteúdo de exemplo para cada caso de uso.
  • Designers: Criação de temas para o Portal Brasil
  • Desenvolvedores Frontend (CSS / React): Implementação dos temas
  • Desenvolvedores Backend (Python / Plone): Criação dos tipos de conteúdo e produtos de política

O Cerrado Sprint é uma oportunidade de aprendizado e interação com profissionais mais experientes, portanto aceitamos participantes com todos os níveis de conhecimento sobre Plone.

O número de participantes presenciais será limitado à capacidade do local do sprint, porém planejamos contar com participantes online.

Local

Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2
Brasília - DF
CEP 70095-901